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Por Mourad em 19/08/2021
Salário Bruto, Salário Líquido e suas confusões

Você começou a trabalhar no regime CLT há pouco tempo, e ao receber seu primeiro salário, depois de um mês puxado de trabalho, achou confuso todos aqueles descontos e nomes na sua folha de pagamento? Fique tranquilo, pois isso é normal de início: normalmente, quando recebemos nosso salário, fica um pouco confuso mesmo saber entre salário bruto e salário líquido.

Essas confusões ficam mais evidentes ainda quando não conhecemos todos os descontos obrigatórios pela modalidade.

Vamos sanar algumas dessas confusões básicas para você. E vai ver que salário bruto e salário líquido, para começar, nem são muito difíceis de compreender. Que tal começar por eles?

Qual a diferença entre salário bruto e salário líquido?

O salário bruto é o valor total mensal que um profissional, em regime CLT, recebe ao fechar um contrato de trabalho com uma empresa. Normalmente, esse é o valor que consta em vagas oferecidas por empresas em anúncios. 

O salário líquido, por sua vez, é o valor que o profissional recebe após todos os descontos e bonificações previstos pelo regime trabalhista. Na folha de pagamento, todos eles devem vir discriminados, para que o funcionário, no momento do recebimento, tenha todas as informações à sua disposição.

Por que as confusões?

Podemos responder de uma forma simples. Ao objetivarmos um salário, os valores prometidos em propostas de vagas podem ser muito atrativos, além de dar uma noção mais clara na hora de organizar as finanças em casa.

Logo, a surpresa quando o valor no final do mês vem abaixo do combinado pode gerar confusões, quando não conflitos. 

Para começo de conversa, vamos explicar alguns dos descontos que fazem parte do salário de qualquer profissional em regime CLT.

  • INSS - Parcela cujo valor depende do valor do salário recebido. Desde março de 2020, ela é progressiva de acordo com o número de salários mínimos.
  • IR - Se o trabalhador tiver um valor abaixo do mínimo necessário para declaração do Imposto de Renda, esse valor não é cobrado. Caso sim, ele varia entre 5% a 27,5%.

Além disso, ainda contam abonos salariais, horas extras, descontos relacionados ao segmento (por exemplo: valor faltante em caixa), entre outros. Ao organizar o orçamento para o mês, é importante que o trabalhador tenha em mente o seu salário líquido disponível, bem como confirmar se todos os valores foram acrescentados e descontados corretamente. 

O que um trabalhador pode fazer caso não receba corretamente?

É fundamental que todo trabalhador saiba de todos os descontos em sua folha de pagamento, inclusive antes de assinar o contrato. Benefícios como plano de saúde, passagem, e outros tipos de proteções  que são descontados da folha.

Se ainda assim não receber corretamente, é importante que os profissionais busquem primeiramente acertar essas questões, se não com a gerência, no departamento de Recursos Humanos da sua empresa. 

Se tal questão ainda não for resolvida, o trabalhador pode buscar por um advogado especializado no Direito Trabalhista, para garantir que todos os valores sejam pagos corretamente. Não deixe de conferir outras dicas e informações importantes para seu trabalho por aqui! Até o próximo artigo!

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