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Por Mourad em 16/09/2021
Dia do Cliente: valorize seus direitos

O dia do cliente não é uma data muito lembrada a princípio. Nos setores comerciais, é mais comum que o dia do consumidor seja mais referenciado a princípio. E apesar de ter sim sua relevância para vendas, o nosso foco aqui é outro: o dia do cliente, para quem, é uma boa oportunidade para rever seus direitos e deveres.

Assim, mais do que conseguir uma relação equilibrada com empresas e prestadores de serviços, é necessário ter mais tranquilidade ao lidar com questões delicadas. Dentro desse assunto, não tem nada mais frustrante do que você entrar na briga contra uma empresa por um motivo que poderia ser resolvido de uma forma mais amena, e ter gasto tempo, dinheiro e paciência sem resposta. Isso sem falar o contrário…

Sabendo disso, vamos fazer do Dia do Cliente uma ferramenta simples e muito útil para relembrar e valorizar seus direitos e deveres.

A Origem do Dia do Cliente

O dia do cliente é uma data relativamente recente. Criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, a ideia era além de homenagear a parte final de um ciclo importante do mercado, ser uma oportunidade para potencializar as vendas em período mais baixo, que no caso é dia 15 de Setembro.

Apesar desse cunho, como outras tantas populares no Brasil para esse fim, o dia do cliente ganhou outro detalhe muito importante para quem estuda o setor. A homenagem também valoriza o cliente enquanto um “parceiro”, no sentido de dar cuidados a seu e importância além das vendas.

É só reparar como a postura do público mudou, de uma forma geral. Hoje, o consumidor avalia cada detalhe no processo de compra, buscando qualidade e diferenciais em um produto, até a forma de venda, e atendimento durante e após o processo de compra. 

Em suma, a exigência aumentou bastante, a informação sobre seus direitos também, e é bom reiterarmos isso para ambos os lados.

Os direitos e deveres de um consumidor

Seguindo o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 12.291/2010), existem alguns detalhes interessantes que devem ser levados em conta no Dia do Cliente. Em uma data que as promoções e ofertas são tentadoras, é bom se atentar a esses direitos. Confira os principais abaixo.

  • Direito à qualidade de bens e serviços. Garante que os produtos e serviços oferecidos correspondam às expectativas apresentadas. Caso contrário, o cliente pode entrar em ação contra a empresa por propaganda enganosa, por exemplo. Por outro lado, 

 

  • Direito à informação. É dever das marcas e empresas oferecer informações de forma clara a respeito de preços, características dos produtos, garantias e outros detalhes antes da aquisição ou contratação dos clientes. 

 

  • Direito à prevenção e reparação de danos. Caso o cliente seja lesado pela empresa de alguma forma, por ocultação ou negação de informações, má qualidade de produtos e serviços prestados, entre outros, o cliente pode entrar em contato com o Código de Defesa do Consumidor por meio de órgãos oficiais como Procon, para reparação.

Esses direitos somam-se a outras recentes adições importantes no segmento, como a Lei do Superendividamento, por exemplo. A dica é sempre estar de olho nessas novidades, pois são seus direitos, e assim garantir que a busca por um advogado especializado no segmento caso seja lesado.

Fique sempre atento ao Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor, é um documento em constante atualização, e que faz toda diferença para os clientes fazerem as melhores compras, mas principalmente garantir que seus direitos sejam cumpridos por lei. E claro, saber o que e como podem fazer seus direitos valerem.

A Mourad Naddi deseja a você um dia do cliente com juízo, consciência, e acima de tudo, qualidade em sua vida financeira. Conte conosco para quaisquer trâmites que dependam da ação judicial, e evite aquelas armadilhas corriqueiras que pesam no seu bolso. Te vejo no próximo artigo!

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