Feliz dia do Advogado! O Dia 11 de agosto é uma data importante para a profissão, por justamente ser um momento bacana de relembrar a necessidade do nosso trabalho, e porque podemos e devemos fazer nosso trabalho da melhor maneira. E assim como qualquer data comemorativa, também é uma forma de lembrar da nossa história.
O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto por ser a data de inauguração das duas principais faculdades de Direito do Brasil, a Largo do São Francisco, e a Faculdade de Direito de Olinda. Não reconheceu? Então, é por que hoje elas são, respectivamente, a USP e parte da UFPE.
Outra afirmação mais informal, é que o dia do advogado também é conhecido como o Dia da Pendura, em que os profissionais do setor “penduram” suas contas em bares e restaurantes, como forma de aliviar o trabalho.
Um pouco da história dos advogados
A fundação de ambas as faculdades foi em 1827. Naquela época, todos os juristas brasileiros, se não estudavam no exterior, o faziam por correspondência, dentro de suas casas.
Outro detalhe, que não é legal, é que apenas os homens formavam advogados nessa época; a primeira advogada brasileira, Myrthes Gomes dos Santos, só começaria a atuar de fato no começo do século XX.
As faculdades do Largo de São Francisco e a Faculdade de Direito de Olinda foram ambas instituídas formalmente por um decreto imperial, e hoje são parte fundamental das escolas de direito brasileiras.
A importância do dia 11 de agosto
Pode ser que hoje em dia as datas não pareçam muita coisa, mas é um fato importantíssimo ter ambas as faculdades no Brasil, nessa data e ano. Era um período de transformações intensas no Brasil, que se distanciava cada vez mais de Portugal. E se não se atentou ao ano, só faz 5 anos que o Brasil se tornou um Império.
Até então, o Brasil seguia as leis de Portugal, seus juristas eram de lá, e a nossa cultura, de uma forma geral, se espelhava ao dos colonizadores. A partir dessa data, a formação de novos profissionais do ramo seguiu um rumo determinado pelo próprio Brasil.
E o dia da Pendura?
Esse ponto é um tanto polêmico hoje em dia, afinal ninguém sai sem pagar a conta, mas o dia da pendura era uma data bem popular entre advogados e a instituição como um todo. Em períodos mais antigos, muitos bares e restaurantes oferecem cortesias aos advogados nessa data, que em muitos lugares ainda é conhecido como o dia da pendura.
Como a prática nunca foi regulamentada por Lei, e chegou em uma proporção tão grande ao ponto de dar prejuízos consideráveis aos estabelecimentos, que o dia da pendura se tornou mais parte das comemorações do dia do advogado.
Como todo historiador diz: “conhecer o passado é uma forma de entender o presente e antecipar o futuro”. Celebre o dia do advogado com orgulho, mas não deixe a importância e a responsabilidade da profissão de lado. Até o próximo artigo!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!