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Por Mourad em 03/11/2021
Comprei pela internet e o produto não chegou, o que fazer?

Já tem uns bons anos que as compras online deixaram de ter um caráter suspeito. Seja pela regularização do governo, seja pelas responsabilidades tomadas pelas grandes redes varejistas, comprar pela internet tornou-se mais seguro e até mais viável, especialmente nesse período mais conturbado que vivemos de 2020 até aqui.

Ainda assim, tem certas coisas que não deixam de ser desagradáveis.Comprar um produto pela internet e ele não chegar, independente do motivo, é algo frustrante, e em alguns casos mais urgente, prejudicial. E como dissemos, o consumidor não está mais desamparado judicialmente.

Para facilitar sua vida nesses casos, especialmente com o período de ofertas quentes como na Black Friday e outras no fim de ano, preparamos um passo a passo bem simples e prático para que possa usar nessas horas.

O que fazer quando o produto não chega após a compra online?

A melhor forma de evitar esses casos é a prevenção. Além de verificar a credibilidade da loja online, ou dos vendedores no caso de compras feitas pelo Marketplace, é fundamental que a loja ofereça um código de rastreio do seu produto. Não só as empresas particulares, como os Correios, dispõem desse recurso, então é interessante começar desse ponto.

Caso você não receba dentro do prazo estipulado pela loja, que pode variar de acordo com a localização do remetente e do destinatário, existem algumas ações simples a serem realizadas.

1 - Entre em contato com o SAC da loja online.

Mesmo lojas virtuais pequenas possuem um canal de contato para ouvidorias, Uma vez que seu produto não chegou no prazo estipulado,a primeira ação a ser tomada é contatá-los. Leve o código de rastreio, o número do pedido, e outros detalhes referentes a compra virtual, e peça por uma solução.

O tempo de resposta é variado por loja, mas estipule um prazo de 48 horas a partir da reclamação. Caso a situação não se resolva, nem tenha uma resposta, é o momento de partir para ações mais enérgicas.

2 - Acione os canais de reclamação públicos

Com o crescimento e influências das redes sociais, e consequentemente das avaliações de usuário, usar as redes públicas para registrar sua reclamação tornam-se mais importantes, e em alguns casos até mais eficientes.

Para tanto, você pode se valer dos seguintes meios para registrar sua reclamação com a falta de entrega do produto. Ah, uma dica: se achar mais prático, utilize o mesmo texto de base do SAC da loja virtual.

Entre os canais, podemos destacar os seguintes:

  • Reclame Aqui (fundamental para saber o tempo de resposta dos clientes)
  • Facebook (feito diretamente nas avaliações das páginas, torna a reclamação pública especialmente em locais com muita interação);
  • Área de comentários da loja virtual (ainda mais útil em Marketplaces, em que a qualidade de atendimento é determinante para o vendedor).

3 - Acione o Procon

Geralmente, evitamos usar o procon ou órgãos judiciais mais específicos, como o Tribunal de Pequenas Causas, se a loja virtual é capaz de resolver a questão, mas tem horas que não há alternativa.

Quando feitos pelo Procon, munido de todas as informações que comentamos no primeiro ponto,a reclamação do Procon cai diretamente na loja virtual, que é forçada a buscar uma solução.

Se todas essas ações não forem suficientes para dar uma resolução para compras online que o produto não foi entregue, entre em contato com um advogado de causas empresariais, para resolver tais questões dentro de toda a proteção do Código de Defesa do Consumidor. Faça suas compras com tranquilidade, e até a próxima!

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