Conflito de interesses acontece quando o empregado usa a empresa para obter algum benefício profissional ou pessoal. Exemplo: em um processo de licitação o diretor de finanças responsável pela escolha, decide pela empresa do cunhado, mesmo que ela não tenha a melhor proposta.
Criação de código de conduta ética
Para balizar o que pode ser considerado um conflito de interesses e a empresa, é necessário que seja criado um código de conduta com regras e premissas.
O ideal é que o código de conduta ética seja criado por uma comissão com representantes de múltiplas áreas, haja vista que serão regras que deverão ser seguidas por todos na empresa. Essas regras visam o crescimento do negócio como um todo, e por isso, precisam estar alinhadas com todos os departamentos.
Fique atento! O código de ética precisa estar de acordo com a legislação vigente e principalmente com regras que não entre em contradição com as já impostas via CLT (consolidação de leis trabalhistas).
Aprovado o código de ética, é importante que todos os colaboradores, da senioridade mais baixa à mais alta (inclusive conselheiros) sejam informados.
A parte de divulgação destas regras pode ficar por conta das áreas de recursos humanos ou comunicação interna da empresa.
Canal de denúncias
Uma vez criado o código de ética e divulgado para toda a empresa, crie um canal de denúncias interno. A área de compliance ficará responsável por fazer a análise e averiguar as denúncias.
Para o canal de denúncias ser eficiente, é de extrema importância que a confidencialidade seja garantida, caso contrário, algumas denúncias podem não ser feitas por medo de represálias.
Resolvendo o conflito de interesses
No código de ética estará descrito qual ação tomar em cada erro de conduta.
A empresa pode optar por mudança de cargos em questões mais leves (quando uma mulher é promovida e se torna chefe do marido, por exemplo) à desligamento por justa causa (principalmente em casos que comprometem significativamente a empresa no mercado ou sociedade).
Para se resguardar, é sempre bom que seu código de ética seja revisado por um advogado especialista em direito empresarial. Como podemos concluir, é este documento que vai conduzir e proteger sua empresa contra conflitos.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!